Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ramadão: PRT Manuel Serifo Nhamajo oferece açúcar à comunidade muçulmana

Aspeto da distribuição do açúcar à comunidade muçulmana de Bissau
Aspeto da distribuição do açúcar à comunidade muçulmana de Bissau
Bissau ( 12 de Julho de 2013) - Estamos no mês de Ramadão, um mês sagrado e de absolutos sacrifícios para os muçulmanos que, em cumprimento de um dos cinco pilares do islão, se submetem a uma abstinência total, não comem nem bebem, do levantar ao pôr-do-sol.
O Ramadão é considerado também um momento ideal para caridades e, é justamente neste sentido que o Presidente da República Serifo Nhamajo ofereceu açúcar aos muçulmanos da Guiné-Bissau, tal como de resto aconteceu o ano passado.
A distribuição começou esta sexta-feira, 12 de Julho de 2013 em Bissau, com uma quantidade de 10 Toneladas destinadas às Associações Islâmicas que por sua vez farão chegar o produto a todas as Mesquitas da capital.
Para Mamadú Serifo Jaquité, Secretário-Geral da Presidência, o ato simboliza uma “determinação do Presidente da República, na prossecução do seu dever social, traduzido neste apoio aos irmãos muçulmanos, como forma de minimizar os seus sofrimentos e sacrifícios neste sagrado mês de Ramadão. Esta é uma distribuição que começou hoje para a comunidade de Bissau mas, que irá continuar para todas as Regiões do país, através dos respetivos Governadores”.
Um gesto bastante elogiado por Aladje Tcherno Embaló que representou a Comissão conjunta dos Conselhos Nacional Islâmico e Superior Islâmico no ato e, disse na ocasião que, “não nos surpreende este gesto do Sr. Presidente da República que à cada momento da sua atuação, deixa sinas inequívocos de que está sempre preocupado com os aspetos sociais das populações e, neste caso particular dos muçulmanos, pelo que agradecemos e pedimos à Deus que lhe dê boa saúde, para poder levar a bom porto esta magistratura”.
O Conselho de Estado foi representado no ato pela Conselheira Adja Fátima Fati, o Governo pelo Ministro da Administração Territorial, Batista Té e a edil de Bissau pelo Presidente Artur Sanhá.
A distribuição do açúcar oferecido pelo Presidente da República aos muçulmanos guineenses, numa quantidade estimada em mais de 50 mil quilos, vai prosseguir este sábado, com a entrega da parte aos Governadores das Regiões.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Assassinado em Dakar

Assassinado em Dakar


bruno
DESCANSA EM PAZ

Um estudante guineense em Dakar foi morto pelo filho do malogrado Desejado Lima da Costa, ex-presidente da CNE, de Nome MAKAVELI. O estudante morto chama-se Bruno Perdigão, residia na Rua Angola e era filho do Fernando Marques Perdigão e da Nené Vaz. Bruno . As minhas condolências para toda a família.

makaveli
O SUPOSTO ASSASSINO, Makaveli, filho do malogrado Desejado Lima da Costa

Para acelerar o processo de transição

Para acelerar o processo de transição


Governo  pede disponibilização de fundos para eleições gerais

Bissau, 03 Jul 13 (RDGB) –  O  Primeiro-ministro considerou  que já estão reunidas as condições necessárias para realização de eleições gerais (presidenciais e legislativas) em Novembro próximo, faltando apenas o desbloqueamento de verbas pela comunidade internacional.
 Em entrevista a imprensa estatal, Rui de Barros afirma que o objectivo principal do Governo de Transição é realizar eleições com máxima tranquilidade para que no final do escrutínio não haja qualquer contestação.
“Todas as condições técnicas, incluindo as exigências da comunidade internacional já estão criadas. Há um Governo inclusivo, um presidente da CNE e os seus membros do Secretariado Executivo, já temos o Programa do Governo e o OGE na ANP e a data de eleições já foi marcada pelo Presidente da República”, referiu.

Na opinião do PM, todas essas condições são suficientes para que a comunidade internacional tenha a confiança  de reagir rapidamente através de desbloqueamento de fundos que vão permitir que as  eleições ocorram na data prevista.

Para acelerar o processo, Rui de Barros disse que  o ministro dos negócios Estrangeiros vai promover um encontro com a comunidade internacional, para analisar o cronograma proposto pela CNE e discutir a questão de financiamento das eleições.

Barros disse que  o Governo já deu alguns passos, criando nomeadamente,  centros biométricos em Mansoa, Bubaque, Ingoré, Quinhamel, e Bissau devendo outro centro ser  aberto brevemente em Catio, no Sul do país.

Tudo isso, segundo afirmou, para permitir as pessoas terem Bilhete de identidade e evitar eventuais confusões no momento do recenseamento eleitoral.

“São os passos que já demos faltando agora a complementaridade da comunidade internacional”, sublinhou o PM.   

Para corrigir os erros do passado, Rui de Barros afirma que é preciso criar condições para que a justiça funcione no país, caso contrário continuaremos a ter problemas.
 “ Os guineenses têm que saber vender a sua imagem, arranjar um código de investimento para atrair investidores. Na primeira visita que Barack Obama fez ao Gana disse que os africanos precisam de ter instituições fortes. O Senegal é um país estável porque tem instituições fortes que estão a funcionar e nenhum cidadão fala mal daquele país”, observou.

O PM disse ainda que nesta fase de transição, a comunicação social pode jogar um papel importante na limpeza de imagem negra do país, através de divulgação de mensagens de paz para tranquilizar a população.

A este respeito, disse ter dado instruções ao Secretário de Estado da Comunicação Social para ver a possibilidade de reforçar a capacidade dos medias nacionais. 

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau


          Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau        
Bissau, 03 jul 13 (RDGB) –Cem activistas da  Associação dos retalhistas dos mercados da Guiné-Bissau estão a trabalhar nos mercados de Bissau para o melhoramento das práticas de saneamento e higiene .
A revelação foi feita hoje á Agência de Notícias da Guné-ANG, pelo Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seide que disse que os referidos activistas foram formados no quadro de uma parceria com a Unicef e a ong Nadel.
Aliu Seide solicitou igualmente aos comerciantes para diminuírem a produção e acumulação de lixos nos mercados onde operam.
O presidente de Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau exortou os comerciantes a redobrarem os seus cuidados neste período das chuvas para evitar a contaminação por doenças infecciosas.
Referindo-se às mulheres vendedoras de comida nos mercados nacionais, Aliu Seide explicou que receberam uma formação da parte do Ministério da Saúde sobre como desinfectar a água da fonte e torneira para o uso doméstico.

“Neste período das chuvas o lixo que é abandonado ao ar livre provoca  mau cheiro  e isso  pode ser prejudicial para saúde pública. Por isso, é necessário redobrar os cuidados em termos de saneamento para evitar a contaminação das doenças infecciosas”, sublinhou Seidi.  

Após relações tumultuosas devido ao Golpe de Estado

Após relações tumultuosas devido ao Golpe de Estado

PM defende presença da CPLP no país
Bissau, 02 Jul. 13 (RDGB) - O Primeiro-Ministro, Rui Barros  manifestou segunda-feira o seu interesse em ver a Comunidade dos Países da Lingua Portuguesa (CPLP), a acompanhar de perto o processo de transição e a articular estratégias com outras organizações que ajudam a Guiné-Bissau a voltar a normalidade constitucional.

“A Guiné-Bissau como membro da CPLP gostava que ela esteja no terreno a participar no processo de transição à semelhança da CEDEAO,  União Africana, UEMOA e a própria Nações Unidas”, declarou o chefe do executivo numa entrevista aos órgãos públicos.

 Rui Barros admite que  aproximação da CPLP pode tornar mais fácil o dialogo no quadro dos esforços para a retoma da normalidade na Guiné-Bissau.

“Eu penso que o espírito de qualquer uma dessas organizações é o de ajudar a Guiné-Bissau a concluir a transição de forma pacífica, e a ultrapassar os diferentes problemas que enfrenta há vários anos, de maneiras que, encorajamos a presença da CPLP”, reforçou o Primeiro-ministro.
Rui Duarte de Barros consderou frut´fero o primeiro encontro   que teve  com o Secretário Executivo da CPLP, Isaac Murade Murargy aquando da sua visita à Guiné-Bissau, em que, segundo disse, “as coisas correram muito bem porque houve abertura e o diálogo entre as partes”.


 O PM disse estar satisfeito pela forma como está a desenrolar o processo de transição neste momento, sobretudo com o apoio da CEDEAO e do próprio Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ramos Horta que “está a jogar um papel muito importante” na aproximação das  partes e procura de melhores soluções para o país.  

Depois de Reabilitado pela República da China

Depois de Reabilitado pela República da China

Palácio da República vai ser entregue dia 5 de Julho

Bissau, 02 Jul. 13 (RDGB) O reabilitado Palácio da República, bombardeado no final do conflito politico militar de 7 de Junho de 1998   vai ser entregue no próximo dia 5 de Julho às autoridades guineenses.

O anúncio foi feito segunda-feira pelo Primeiro-Ministro, Rui Duarte Barros numa entrevista colectiva aos órgãos públicos.

O chefe do governo disse que nesse mesmo dia, 05 de Julho,  o imóvel vai ser ocupado pelo Presidente da República de Trasição, Manuel Serfo NHmajo, que actualmente vive na “Casa de Pedra”, um edifico construído no quintal  da Presidência da República.

 Rui  Barros qualificou de  exemplar a reabilitação do Palácio da República pela República Popular da China, pelo que dirigiu os seus agradecimentos ao povo chinês pelo gesto que considerou de ímpar.

O Palácio da República mantém a sua estrutura arquitectónica original e para além do edifício principal conta actualmente com outro edifício que vai albergar outros serviços da Presidência da República.

O PM reconheceu o contributo daquele país asiático para o progresso da Guiné-Bissau desde a fase da consolidação do Estado até aos dias de hoje.

Barros salientou a reabilitação do Estádio Nacional de Futebol, a construção da Escola de Medicina com capacidade de acolher 500 estudantes, o Hospital Militar  e a própria sede do Governo.

“Todas essas realizações foram feitas sem nenhuma contrapartida financeira do Governo guineense. “A única contrapartida foi a isenção de taxas fiscais dos materiais aplicados na execução das obras. Por isso, queremos agradecer o Embaixador da China na Guiné-Bissau que está a fazer um bom trabalho”, disse.

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau


          Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau        
Bissau, 03 jul 13 (RDGB) –Cem activistas da  Associação dos retalhistas dos mercados da Guiné-Bissau estão a trabalhar nos mercados de Bissau para o melhoramento das práticas de saneamento e higiene .
A revelação foi feita hoje á Agência de Notícias da Guné-ANG, pelo Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seide que disse que os referidos activistas foram formados no quadro de uma parceria com a Unicef e a ong Nadel.
Aliu Seide solicitou igualmente aos comerciantes para diminuírem a produção e acumulação de lixos nos mercados onde operam.
O presidente de Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau exortou os comerciantes a redobrarem os seus cuidados neste período das chuvas para evitar a contaminação por doenças infecciosas.
Referindo-se às mulheres vendedoras de comida nos mercados nacionais, Aliu Seide explicou que receberam uma formação da parte do Ministério da Saúde sobre como desinfectar a água da fonte e torneira para o uso doméstico.

“Neste período das chuvas o lixo que é abandonado ao ar livre provoca  mau cheiro  e isso  pode ser prejudicial para saúde pública. Por isso, é necessário redobrar os cuidados em termos de saneamento para evitar a contaminação das doenças infecciosas”, sublinhou Seidi.  

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Deputados agendam discussão e aprovação do Programa do Governo e Orçamento Geral do Estado 2013

 Bissau, 28 Jun 13 (RDGB)- Os trabalhos  da IV Sessão ordinária da VIII legislativa da Assembleia Nacional Popular (ANP) iniciados esta manhã foram suspensas até a próxima terça-feira  devido a falta de documentos relacionados aos diferentes projectos de lei agendados para efeitos de debates e consequente aprovação.

Os deputados entenderam que a sessão deve ser suspensa para permitir que os deputados tivessem em mãos os dossiers como o Projecto da Lei Orgânica da ANP, do Programa do Governo, do Orçamento da ANP e do Estado, entre outros.

De acordo com o projecto da ordem dos trabalhos aprovado por unanimidade com 69 deputados presentes na sessão, os parlamentares vão ainda debater o Projecto de Lei Contra a Violência Doméstica, Lei Orgânica do Ministério Público e o Projecto de Lei sobre o Estatuto dos Magistrados do Ministério Público.

A Sessão deve ainda discutir e aprovar o Projecto-Lei que regula a Aplicação de Medidas para Protecção de Testemunhas e Pessoas Especiais em Processo Penal, os Tratados e Convenções sobre os direitos das pessoas com deficiência, a Inspecção de Trabalho na Agricultura, a Política do Emprego, Liberdade Sindical e Protecção dos Direitos Sindicais assim como o acordo relativo aos serviços Aéreos assinado entre o Governo do Reino de Marrocos e da Republica da Guiné-Bissau.

Na sessão de abertura, o Primeiro Vice-Presidente da ANP, Augusto Olivas admitiu que os resultados dos trabalhos dessa sessão possam influenciar pela positivamente o desfecho do processo de transição em curso no País.


CN retira confiança política aos deputados do PRID

Bissau, 28 Jun. 13 (RDGB) – O Conselho Nacional (CN) do Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento (PRID) decidiu esta quinta-feira retirar a confiança politica aos deputados do partido  e instruiu o partido a desencadear o processo de substituição dos mesmos pelos respectivos suplentes permitindo assim  com que o partido recupere os seus mandatos.

O referido órgão do partido liderado por António Afonso Té considerou os deputados em causa de refractários e acusa-os de nunca terem executado as linhas de orientação do partido na Assembleia Nacional Popular.

Os mesmos  deputados são ainda acusados de estarem a cumprir apenas as orientações do PAIGC, tendo o grupo, segundo as resoluções do Conselho Nacional, apresentado a esta formação política  uma lista de deputados que alegadamente conseguiram mobilizar para enriquecer as fileiras do PAIGC.

 O CN do PRID ainda decidiu suspender, temporariamente, o deputado Calilo Baldé  dos órgãos directivos do partido a saber, a Comissão Permanente, Comissão Política e o Conselho Nacional. O caso vai ser remetido ao Conselho Nacional de Jurisdição do partido para uma decisão definitiva.

O deputado em causa é acusado de não ter tempo para as reuniões e trabalhos do PRID mas que é visto a trabalhar para o PAIGC.


O PRID é representado no parlamento por três deputados. 

Última Hora: Eleições marcadas para o dia 24 de Novembro de 2013

PRT Manuel Serifo Nhamajo no encontro com as Comissões da Reformas Defesa e Segurança

Decreto Presidencial Nº 07/13 
Considerando a nova conjuntura fruto da Revisão da Acordo Político e do Pacto de Transição, Resolução n.1/PL/ANP/2013, que permitiram a remodelação do Governo de Transição, tornando-o ainda mais inclusivo.
Atendendo ainda que a dinâmica do processo de Transição impõe como horizonte as eleições gerais no País de modo a permitir o pronunciamento e escolha directa do povo guineense dos seus representantes nos órgãos de soberania.
Da auscultação aos diferentes partidos políticas, forças vivas da Nação e da colaboração activa da comunidade internacional sobre a data das próximas eleições, entende o Presidente da República de Transição estarem reunidas os pressupostos objectivos e legais que possibilitem com segurança a marcação da data das eleições Presidenciais e Legislativas.
Tendo em conta as garantias técnicas dadas pela Comissão Nacional de Eleições em corno estão reunidas todas as condições para a realização das eleições previstas para o segundo semestre do corrente ano.
Assim, ouvido o Governo, os partidos políticos e a Comissão Nacional de Eleições, o Presidente da República de Transição, decreta, nos termos da alínea f) do artigo 68º e do artigo 70º, ambos da Constituição da República conjugado com o no 3 do Artigo 1º da Resolução No 1/PL/ANP12013 (Pacto de Transição).
ARTIGO 1 
É fixado o dia 24 do mês de Novembro do ano em curso para a realização das Eleições Presidenciais e Legislativas.

ARTIGO 2 
Este Decreto Presidencial entra imediatamente em vigor.
Bissau, 28 de Junho de 2013.
Publique-se.
O Presidente da República de Transição 
Manuel Serifo Nhamajo 

Cimeira dos Camarões foi Positiva – PRT Manuel Serifo Nhamajo

PRT a cumprimentar CEMGFA, General António Indjai
 O Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamajo, já está de regresso ao país, depois de ter participado na Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) consagrada à segurança marítima no Golfo da Guiné.
Acompanhado do novo ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Fernando Delfim da Silva, a cimeira decorreu durante dois dias na cidade de Yaoundé, nos Camarões.
Ontem, quinta-feira, à chegada no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau, Serifo Nhamajo disse registar com satisfação a participação da Guiné-Bissau: “Nós fomos convidados a participar da cimeira sobre a segurança no Golfo da Guiné, que reuniu as duas zonas, a da CEDEAO e da CEMAC, que decorreu 24 e 25. A reunião tinha por objecto analisar o aspecto que aflige todos os países, que é o tráfico marítimo, os assaltos, a pirataria, tráfico da droga, a pesca ilícita, tudo quanto se trata a nível do mar que são actividades ilícitas foram analisadas”.
Dos 25 países da África Central e Ocidental, estavam presentes doze chefes de Estado. Juntamente com tantos outros chefes de Governo, os estadistas africanos adoptaram um “um código de conduta assinado por todos os países que participaram nessa reunião”, declarou Serifo Nhamajo.
A ideia é de tornar este código vinculativo num prazo máximo de três anos. Mas antes, de acordo com o PRT da Guiné-Bissau, “cada país vai trabalhar na legislação para adaptá-la às novas exigências, de acordo com as sub-regiões, de forma a potencializar as capacidades de cada país para um combate comum”.
Por outro lado, foi assinado um memorando dos ministros dos Negócios Estrangeiros que vai orientar os trabalhos dos países das duas sub-regiões.
No ponto de vista de Serifo Nhamajo, esta cimeira foi “muito positiva,” à margem da qual se avistoucom as chefias dos outros estados, nomeadamente com os presidentes da Nigéria e de Cotê d’Ivoire. Com Goodluck Jonathan e Alassane Ouattara (também Presidente em exercício da CEDEAO), Nhamajo discutiu a “evolução da situação na Guiné-Bissau”, facultando-lhes informações sobre a formação do governo inclusivo e a escolha dos membros da Comissão Nacional de Eleições.
Manuel Serifo Nhamajo disse ter trocado algumas impressões com chefes de Estado de outras sub-regiões africanas, nomeadamente com Denis Sassou Nguesso, do Congo e Paul Biya, dos Camarões. Estes estadistas “felicitaram os progressos registados e querem ver normalizada” a situação política no país. Este foi particularmente o caso de Denis Sassou Nguesso que, nas palavras do PRT, é um grande “adepto” da luta de libertação nacional da Guiné-Bissau.
Depois da cimeira dos Camarões, o Presidente de Transição da Guiné-Bissau esteve em Abuja, a capital política da Nigéria, para mais um controlo médico. Nhamajo disse ter “registado progressos significativos”.
Deputados agendam discussão e aprovação do Programa do Governo e Orçamento Geral do Estado 2013

 Bissau, 28 Jun 13 (RDGB)- Os trabalhos  da IV Sessão ordinária da VIII legislativa da Assembleia Nacional Popular (ANP) iniciados esta manhã foram suspensas até a próxima terça-feira  devido a falta de documentos relacionados aos diferentes projectos de lei agendados para efeitos de debates e consequente aprovação.

Os deputados entenderam que a sessão deve ser suspensa para permitir que os deputados tivessem em mãos os dossiers como o Projecto da Lei Orgânica da ANP, do Programa do Governo, do Orçamento da ANP e do Estado, entre outros.

De acordo com o projecto da ordem dos trabalhos aprovado por unanimidade com 69 deputados presentes na sessão, os parlamentares vão ainda debater o Projecto de Lei Contra a Violência Doméstica, Lei Orgânica do Ministério Público e o Projecto de Lei sobre o Estatuto dos Magistrados do Ministério Público.

A Sessão deve ainda discutir e aprovar o Projecto-Lei que regula a Aplicação de Medidas para Protecção de Testemunhas e Pessoas Especiais em Processo Penal, os Tratados e Convenções sobre os direitos das pessoas com deficiência, a Inspecção de Trabalho na Agricultura, a Política do Emprego, Liberdade Sindical e Protecção dos Direitos Sindicais assim como o acordo relativo aos serviços Aéreos assinado entre o Governo do Reino de Marrocos e da Republica da Guiné-Bissau.

Na sessão de abertura, o Primeiro Vice-Presidente da ANP, Augusto Olivas admitiu que os resultados dos trabalhos dessa sessão possam influenciar pela positivamente o desfecho do processo de transição em curso no País.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

PRT desloca-se à Yaoundé-Camarões para Cimeira da CEEDAO, CEEAC e Comissão do Golfo da Guiné

PRT Manuel Serifo Nhamajo despede-se de alguns dos seus conselheiros
Bissau (Gabinete de Imprensa da Presidência da República, 24 de Junho de 2013) – A Sua Excelência, o Senhor Presidente da República de Transição da Guiné-Bissau deixou Bissau esta segunda-feira, 24 de Junho de 2013, com destino a Yaoundé, Camarões.
Manuel Serifo Nhamajo vai participar na cimeira conjunta dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEEDAO), da Comunidade Económica da Africa Central (CEEAC), e da Comissão do Golfo da Guiné, que decorrerá entre os dia 24 e 25 deste mês.
Ao dirigir- se à imprensa no Aéroporto Internacional Osvaldo Vieira, Serifo Nhamajo afirmou que “as preocupações dos países da CEEDAO e da CEEAC são comuns, no que diz respeito ao combate à pirataria no Golfo da Guiné, pois todos são virados ao mar e por isso, justifica uma concertação de posições nesta matéria”.
Espera-se por outro lado que, as aspirações legítimas dos povos destes países em relação à paz e a segurança, sejam tratados na Cimeira, por forma a sua tradução em atos concretos, condições indispensáveis ao desenvolvimento económico destas Nações.
Durante a Cimeira, disse Serifo Nhamajo, “explicarei aos meus pares, dos avanços conseguidos sobre a situação política da Guiné-Bissau com a formação de um novo Governo mais inclusivo, a eleição de novo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), mas também sobre as reformas nos setores da defesa e segurança”.
Acompanha o Presidente da República nesta deslocação, o Ministro dos Negócios e das Comunidades, Fernando Delfim da Silva.
Depois desta Cimeira, Serifo Nhamajo deslocar-se-á à capital política da Nigéria, Abuja, para controlo médico de rotina.

sábado, 15 de junho de 2013

PRT reúne-se com Comissões para Reformas da Defesa e Segurança

PRT reúne-se com Comissões para Reformas da Defesa e Segurança

Bissau (Gabinete de Imprensa da Presidência da República, 14 de Junho de 2013) – O Presidente da República de Transição manifesta-se cada vez mais interessado em ver implementadas as reformas anunciadas para os setores da Defesa e da Segurança, sob auspícios da Comunidade Internacional, particularmente da CEDEAO.
Manuel Serifo Nhamajo manteve esta quinta-feira, 13 de Junho, um encontro com as comissões da CEDEAO e da parte guineense com os responsáveis pela preparação destas reformas, no sentido de se inteirar dos passos já dados nesta matéria.
Assim, o Presidente da República ficou a saber através da Comissão da CEDEAO, que até próxima terça-feira, chegará à Bissau, um montante de 9.200.000 Dólares americanos que constituirá a primeira tranche de um montante global de 23 Milhões de Dólares americanos destinados à recuperação de algumas infra-estruras militares que serão indicadas pelo Estado Maior General das Forças Armadas.
O representante especial da CEDEAO na Guiné-Bissau Ansumane Cissé disse no entanto que, “apesar de tudo estamos num bom caminho, será necessário apenas ultrapassarmos alguns pequenos obstáculos, na medida em que já temos empresas que ganharam concursos e estão inteiramente selecionadas para as obras de reabilitação de algumas unidades militares. Com essas empresas faltam as assinaturas dos contratos que serão feitas logo que chegue na próxima semana, parte do dinheiro para o arranque das obras”.
Serifo Nhamajo, por sua vez, pediu a colaboração de todos neste processo e reconhece que existem atrasos por isso, advertiu, “temos que avançar e rápidamente para dossiers mais concretos porque não podemos perder mais tempo”.
As partes voltam a encontrar-se dentro de duas semanas, para fornecerem mais detalhes sobre o avanço dos trabalhos ao Presidente Serifo Nhamajo, muito interessado em ver implementadas estas reformas nos setores da Defesa e da Segurança.
As duas comissões são compostas de 5 coronéis de diferentes países da CEDEAO e outros tantos das Forças da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Empossados novos membros da CNE

Empossados novos membros da CNE

Bissau, 14 Jun. 13 (RDGB) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular pediu quinta-feira, ao novo presidente da Comissão Nacional de Eleições, Augusto Mendes, para não defraudar as expectativas criadas a volta da nova fórmula encontrada para dar outra credibilidade a Comissão Nacional de Eleições.

Ibraima Sory Djaló discursava na cerimónia de investidura dos novos membros da CNE.

“ Espero que assumam o vosso compromisso com a democracia através de transparência e isenção no desempenho das vossas funções como forma de contribuir para a manutenção da estabilidade política e um clima propício para que as sinergias nacionais continuem a ser utilizadas em prol do desenvolvimento e o bem-estar do povo guineense,”, disse.

Por seu lado, o novo Presidente da Comissão Nacional das Eleições, Augusto Mendes garantiu transparência, isenção e seriedade, durante todo o processo eleitoral.

Augusto Mendes disse que a eleição da sua lista pela ANP corresponde a advertência para a incomensurável responsabilidade que impende sobre os novos membros eleitos da CNE.


O embaixador da União Europeia, González-Ducay considerou a eleição da nova direcção da CNE uma etapa importante do regresso a legalidade constitucional, e prometeu apoios ao processo eleitoral.