Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ramadão: PRT Manuel Serifo Nhamajo oferece açúcar à comunidade muçulmana

Aspeto da distribuição do açúcar à comunidade muçulmana de Bissau
Aspeto da distribuição do açúcar à comunidade muçulmana de Bissau
Bissau ( 12 de Julho de 2013) - Estamos no mês de Ramadão, um mês sagrado e de absolutos sacrifícios para os muçulmanos que, em cumprimento de um dos cinco pilares do islão, se submetem a uma abstinência total, não comem nem bebem, do levantar ao pôr-do-sol.
O Ramadão é considerado também um momento ideal para caridades e, é justamente neste sentido que o Presidente da República Serifo Nhamajo ofereceu açúcar aos muçulmanos da Guiné-Bissau, tal como de resto aconteceu o ano passado.
A distribuição começou esta sexta-feira, 12 de Julho de 2013 em Bissau, com uma quantidade de 10 Toneladas destinadas às Associações Islâmicas que por sua vez farão chegar o produto a todas as Mesquitas da capital.
Para Mamadú Serifo Jaquité, Secretário-Geral da Presidência, o ato simboliza uma “determinação do Presidente da República, na prossecução do seu dever social, traduzido neste apoio aos irmãos muçulmanos, como forma de minimizar os seus sofrimentos e sacrifícios neste sagrado mês de Ramadão. Esta é uma distribuição que começou hoje para a comunidade de Bissau mas, que irá continuar para todas as Regiões do país, através dos respetivos Governadores”.
Um gesto bastante elogiado por Aladje Tcherno Embaló que representou a Comissão conjunta dos Conselhos Nacional Islâmico e Superior Islâmico no ato e, disse na ocasião que, “não nos surpreende este gesto do Sr. Presidente da República que à cada momento da sua atuação, deixa sinas inequívocos de que está sempre preocupado com os aspetos sociais das populações e, neste caso particular dos muçulmanos, pelo que agradecemos e pedimos à Deus que lhe dê boa saúde, para poder levar a bom porto esta magistratura”.
O Conselho de Estado foi representado no ato pela Conselheira Adja Fátima Fati, o Governo pelo Ministro da Administração Territorial, Batista Té e a edil de Bissau pelo Presidente Artur Sanhá.
A distribuição do açúcar oferecido pelo Presidente da República aos muçulmanos guineenses, numa quantidade estimada em mais de 50 mil quilos, vai prosseguir este sábado, com a entrega da parte aos Governadores das Regiões.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Assassinado em Dakar

Assassinado em Dakar


bruno
DESCANSA EM PAZ

Um estudante guineense em Dakar foi morto pelo filho do malogrado Desejado Lima da Costa, ex-presidente da CNE, de Nome MAKAVELI. O estudante morto chama-se Bruno Perdigão, residia na Rua Angola e era filho do Fernando Marques Perdigão e da Nené Vaz. Bruno . As minhas condolências para toda a família.

makaveli
O SUPOSTO ASSASSINO, Makaveli, filho do malogrado Desejado Lima da Costa

Para acelerar o processo de transição

Para acelerar o processo de transição


Governo  pede disponibilização de fundos para eleições gerais

Bissau, 03 Jul 13 (RDGB) –  O  Primeiro-ministro considerou  que já estão reunidas as condições necessárias para realização de eleições gerais (presidenciais e legislativas) em Novembro próximo, faltando apenas o desbloqueamento de verbas pela comunidade internacional.
 Em entrevista a imprensa estatal, Rui de Barros afirma que o objectivo principal do Governo de Transição é realizar eleições com máxima tranquilidade para que no final do escrutínio não haja qualquer contestação.
“Todas as condições técnicas, incluindo as exigências da comunidade internacional já estão criadas. Há um Governo inclusivo, um presidente da CNE e os seus membros do Secretariado Executivo, já temos o Programa do Governo e o OGE na ANP e a data de eleições já foi marcada pelo Presidente da República”, referiu.

Na opinião do PM, todas essas condições são suficientes para que a comunidade internacional tenha a confiança  de reagir rapidamente através de desbloqueamento de fundos que vão permitir que as  eleições ocorram na data prevista.

Para acelerar o processo, Rui de Barros disse que  o ministro dos negócios Estrangeiros vai promover um encontro com a comunidade internacional, para analisar o cronograma proposto pela CNE e discutir a questão de financiamento das eleições.

Barros disse que  o Governo já deu alguns passos, criando nomeadamente,  centros biométricos em Mansoa, Bubaque, Ingoré, Quinhamel, e Bissau devendo outro centro ser  aberto brevemente em Catio, no Sul do país.

Tudo isso, segundo afirmou, para permitir as pessoas terem Bilhete de identidade e evitar eventuais confusões no momento do recenseamento eleitoral.

“São os passos que já demos faltando agora a complementaridade da comunidade internacional”, sublinhou o PM.   

Para corrigir os erros do passado, Rui de Barros afirma que é preciso criar condições para que a justiça funcione no país, caso contrário continuaremos a ter problemas.
 “ Os guineenses têm que saber vender a sua imagem, arranjar um código de investimento para atrair investidores. Na primeira visita que Barack Obama fez ao Gana disse que os africanos precisam de ter instituições fortes. O Senegal é um país estável porque tem instituições fortes que estão a funcionar e nenhum cidadão fala mal daquele país”, observou.

O PM disse ainda que nesta fase de transição, a comunicação social pode jogar um papel importante na limpeza de imagem negra do país, através de divulgação de mensagens de paz para tranquilizar a população.

A este respeito, disse ter dado instruções ao Secretário de Estado da Comunicação Social para ver a possibilidade de reforçar a capacidade dos medias nacionais. 

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau


          Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau        
Bissau, 03 jul 13 (RDGB) –Cem activistas da  Associação dos retalhistas dos mercados da Guiné-Bissau estão a trabalhar nos mercados de Bissau para o melhoramento das práticas de saneamento e higiene .
A revelação foi feita hoje á Agência de Notícias da Guné-ANG, pelo Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seide que disse que os referidos activistas foram formados no quadro de uma parceria com a Unicef e a ong Nadel.
Aliu Seide solicitou igualmente aos comerciantes para diminuírem a produção e acumulação de lixos nos mercados onde operam.
O presidente de Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau exortou os comerciantes a redobrarem os seus cuidados neste período das chuvas para evitar a contaminação por doenças infecciosas.
Referindo-se às mulheres vendedoras de comida nos mercados nacionais, Aliu Seide explicou que receberam uma formação da parte do Ministério da Saúde sobre como desinfectar a água da fonte e torneira para o uso doméstico.

“Neste período das chuvas o lixo que é abandonado ao ar livre provoca  mau cheiro  e isso  pode ser prejudicial para saúde pública. Por isso, é necessário redobrar os cuidados em termos de saneamento para evitar a contaminação das doenças infecciosas”, sublinhou Seidi.  

Após relações tumultuosas devido ao Golpe de Estado

Após relações tumultuosas devido ao Golpe de Estado

PM defende presença da CPLP no país
Bissau, 02 Jul. 13 (RDGB) - O Primeiro-Ministro, Rui Barros  manifestou segunda-feira o seu interesse em ver a Comunidade dos Países da Lingua Portuguesa (CPLP), a acompanhar de perto o processo de transição e a articular estratégias com outras organizações que ajudam a Guiné-Bissau a voltar a normalidade constitucional.

“A Guiné-Bissau como membro da CPLP gostava que ela esteja no terreno a participar no processo de transição à semelhança da CEDEAO,  União Africana, UEMOA e a própria Nações Unidas”, declarou o chefe do executivo numa entrevista aos órgãos públicos.

 Rui Barros admite que  aproximação da CPLP pode tornar mais fácil o dialogo no quadro dos esforços para a retoma da normalidade na Guiné-Bissau.

“Eu penso que o espírito de qualquer uma dessas organizações é o de ajudar a Guiné-Bissau a concluir a transição de forma pacífica, e a ultrapassar os diferentes problemas que enfrenta há vários anos, de maneiras que, encorajamos a presença da CPLP”, reforçou o Primeiro-ministro.
Rui Duarte de Barros consderou frut´fero o primeiro encontro   que teve  com o Secretário Executivo da CPLP, Isaac Murade Murargy aquando da sua visita à Guiné-Bissau, em que, segundo disse, “as coisas correram muito bem porque houve abertura e o diálogo entre as partes”.


 O PM disse estar satisfeito pela forma como está a desenrolar o processo de transição neste momento, sobretudo com o apoio da CEDEAO e do próprio Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ramos Horta que “está a jogar um papel muito importante” na aproximação das  partes e procura de melhores soluções para o país.  

Depois de Reabilitado pela República da China

Depois de Reabilitado pela República da China

Palácio da República vai ser entregue dia 5 de Julho

Bissau, 02 Jul. 13 (RDGB) O reabilitado Palácio da República, bombardeado no final do conflito politico militar de 7 de Junho de 1998   vai ser entregue no próximo dia 5 de Julho às autoridades guineenses.

O anúncio foi feito segunda-feira pelo Primeiro-Ministro, Rui Duarte Barros numa entrevista colectiva aos órgãos públicos.

O chefe do governo disse que nesse mesmo dia, 05 de Julho,  o imóvel vai ser ocupado pelo Presidente da República de Trasição, Manuel Serfo NHmajo, que actualmente vive na “Casa de Pedra”, um edifico construído no quintal  da Presidência da República.

 Rui  Barros qualificou de  exemplar a reabilitação do Palácio da República pela República Popular da China, pelo que dirigiu os seus agradecimentos ao povo chinês pelo gesto que considerou de ímpar.

O Palácio da República mantém a sua estrutura arquitectónica original e para além do edifício principal conta actualmente com outro edifício que vai albergar outros serviços da Presidência da República.

O PM reconheceu o contributo daquele país asiático para o progresso da Guiné-Bissau desde a fase da consolidação do Estado até aos dias de hoje.

Barros salientou a reabilitação do Estádio Nacional de Futebol, a construção da Escola de Medicina com capacidade de acolher 500 estudantes, o Hospital Militar  e a própria sede do Governo.

“Todas essas realizações foram feitas sem nenhuma contrapartida financeira do Governo guineense. “A única contrapartida foi a isenção de taxas fiscais dos materiais aplicados na execução das obras. Por isso, queremos agradecer o Embaixador da China na Guiné-Bissau que está a fazer um bom trabalho”, disse.

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau

Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau


          Campanha de saneamento e higiene nos mercados de Bissau        
Bissau, 03 jul 13 (RDGB) –Cem activistas da  Associação dos retalhistas dos mercados da Guiné-Bissau estão a trabalhar nos mercados de Bissau para o melhoramento das práticas de saneamento e higiene .
A revelação foi feita hoje á Agência de Notícias da Guné-ANG, pelo Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seide que disse que os referidos activistas foram formados no quadro de uma parceria com a Unicef e a ong Nadel.
Aliu Seide solicitou igualmente aos comerciantes para diminuírem a produção e acumulação de lixos nos mercados onde operam.
O presidente de Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau exortou os comerciantes a redobrarem os seus cuidados neste período das chuvas para evitar a contaminação por doenças infecciosas.
Referindo-se às mulheres vendedoras de comida nos mercados nacionais, Aliu Seide explicou que receberam uma formação da parte do Ministério da Saúde sobre como desinfectar a água da fonte e torneira para o uso doméstico.

“Neste período das chuvas o lixo que é abandonado ao ar livre provoca  mau cheiro  e isso  pode ser prejudicial para saúde pública. Por isso, é necessário redobrar os cuidados em termos de saneamento para evitar a contaminação das doenças infecciosas”, sublinhou Seidi.